Elimination Chamber

 Nota: Para o pay-per-view de mesmo nome, veja WWE Elimination Chamber.
A Elimination Chamber do New Year's Revolution 2006.

A Elimination Chamber é um tipo de combate de luta livre profissional disputado na WWE. A luta foi criada por Triple H[1] e introduzida por Eric Bischoff em novembro de 2002. É realizada dentro de uma grande estrutura circular de metal que envolve o ringue.[2] O chão da câmara é elevado para ficar da altura do ringue, e dentro dela há quatro cabines colocadas nos quatro cantos do ringue.[3] Embora semelhante no perfil e na natureza do Hell in a Cell, a luta Elimination Chamber é estritamente um combate de seis participantes em que dois deles começam lutando e os restantes são mantidos dentro de cada cabine e são liberados em intervalos de cinco minutos. O objetivo é eliminar todos os adversários por pinfall ou submissão. O vencedor é o último participante restante após todos os outros terem sido eliminados. Como no Hell in a Cell, as desqualificações não se aplicam.

A estrutura original tinha 16 pé (4,9 m) de altura e 36 pé (11 m) em diâmetro e pesava mais de 10  tonelada curtas (9 100 kg), e era composta por 2 mi (3,2 km) e 6  tonelada curtas (5 400 kg) de correntes.[3][4][4] Já houve 20 lutas Elimination Chamber na WWE desde o início do conceito em novembro de 2002.

  1. «Inside the Elimination Chamber with Triple H». WWE.com. Consultado em 20 de fevereiro de 2014 
  2. «Elimination Chamber Description». World Wrestling Entertainment. Consultado em 2 de fevereiro de 2008 
  3. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome WWEMag-Design
  4. a b McAvennie, Mike (21 de maio de 2007). «The painful process of Elimination». World Wrestling Entertainment. Consultado em 3 de fevereiro de 2008 

Developed by StudentB